Em suma, Tatau nascido em Salvador mais precisamente no bairro do Tororo, Bahia, em 22 de janeiro de 1961, é um cantor e compositor brasileiro que ficou famoso por participar do grupo Olodum com a musica Protesto.
Porém teve uma longa trajetoria no grupo Araketu, que participou de 1988 até 2016 e teve varias musicas que se tornaram verdadeiros hinos na Bahia e no Brasil.
Enquanto isso, em homenagem ao novembro negro os musicostop falara hoje um porco ele e no proximo artigo sobre Pericles ex cantor do Exalta samba.
Assim, filho de ex lavadeira e vendedora de acaraje Tatau começou sua carreira musical aos 12 anos de idade, quando começou a tocar timbau no bairro engenho velho em rodas de samba.
Sobretudo, aos 15 anos fez parte da ala de canto do Muzenza e puchada axe, em 1988 ele se juntou ao grupo Araketu, que era um grupo iniciante na época.
Apesar de ter tocado Timbau em roda de samba quando garoto disse Tatau “Nunca fui percucionista,eu nao entendo de onde tiraram isso?” afimou ele em um podcast no youtube.
Carreira com o Araketu
Afinal, com o Araketu, Tatau conquistou o sucesso nacional. Consequentemente, o grupo lançou diversos álbuns de sucesso, como “Araketu” (1992), “Energia” (1994) e “Araketu 20 Anos” (2008).
Durante sua carreira com o Araketu, Tatau foi responsável por alguns dos maiores sucessos do grupo, como “Araketu”, “O Canto da Cidade”, “Festa” e “Faraó”.
Carreira solo de Tatau
Em 2016, Tatau deixou o Araketu para seguir carreira solo. Ele lançou seu primeiro álbum solo, “Tatatu”, em 2017. O álbum foi um sucesso comercial, vendendo mais de 100 mil cópias no Brasil.
Desde então, Tatau lançou mais dois álbuns solo, “Tatatu volume 2” (2019) e “Tatatu volume 3” (2021). Ele também se tornou um artista solo de sucesso, com turnês pelo Brasil e pelo mundo.
Primeiro sucesso
Em seguida, o primeiro sucesso de Tatau no Araketu foi a música “Araketu”, que foi lançada em 1992, no álbum homônimo do Araketu.
Além disso, essa canção, combinando os ritmos do axé com o samba, tornou-se rapidamente um dos hits mais reproduzidos no Brasil naquele período.
No entanto, foi um ponto crucial na trajetória de Tatau e na música baiana, elevando-o como um ícone do axé. Comercialmente, ultrapassou a marca de 1 milhão de cópias vendidas no Brasil.
Sucesso atual
O sucesso atual de Tatau é resultado de uma combinação de fatores. Ele é um excelente cantor e compositor, e suas músicas são sempre bem-feitas e com letras que agradam o público. Ele também é um artista carismático, e tem uma presença de palco marcante.
Além disso, Tatau é um artista versátil, e consegue transitar com facilidade entre diferentes gêneros musicais. Ele já compôs músicas de axé, samba, funk e outros gêneros.
Tatau é um dos artistas mais importantes da música brasileira. Ele é um cantor e compositor talentoso, um artista carismático e um artista versátil. Seu trabalho continua a inspirar e a encantar o público brasileiro e internacional.
Veja Também, Filipe Escandurras
Alguns marcos na carreira de Tatau
- 1988: Grupo Araketu, aonde se torna um dos maiores fenômenos da música brasileira.
- 1992: Lança a música “Araketu”, que se torna um dos maiores sucessos do axé music.
- 1994: Lança a música “O Canto da Cidade”, que se torna um dos maiores sucessos da carreira de Tatau.
- 2016: Deixa o Araketu para seguir carreira solo.
- 2017: Lança seu primeiro álbum solo, “Tatu”.
- 2023: Continua a fazer shows pelo Brasil e pelo mundo.
Uma resposta